18 de nov. de 2010

O QUE É TORRENT

Torrent P2P (Peer to Peer) é o jeito mais eficiente hoje para download de arquivos grandes como filmes, programas, jogos, sistemas operacionais entre outros. 
Pessoas experientes quando querem um jogo de 13Gb ou um sistema operacional 3Gb ou outro tipo de arquivo realmente grande recorrem com certeza a um cliente torrent para fazer seus downloads.
Esqueça serviços como megaupload, rapidshare, 4shared etc... estes serviços são lentos, instavéis, demorados e inseguros comparado com sistema torrent P2P.
Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar pelo arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.  

Basicamente é um sistema de compartilhamento de arquivos entre as pessoas, você baixa um arquivo pequeno que mostra o caminho e  onde todos estão baixando o arquivo.
Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não seqüencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.

 As principais vantagens são:
  • Caso o computador seja desligado acidentalmente ou por falta de energia ele reinicia o download de onde parou;
  • Você pode pausar, parar e reiniciar quando quiser;
  • Permite controle de velocidades para cada download;
  • Permite vários downloads ao mesmo tempo;
  • Velocidades muita rápidas para downloads que depende de quantas pessoas estão compartilhando o arquivo;
Arquivos .torrent

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Em um processo semelhante ao do eMule, por exemplo, os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo.

Para compartilhar estes arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona o esquema

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar pelo arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.
 Basicamente é um sistema de compartilhamento de arquivos entre as pessoas, você baixa um arquivo pequeno que mostra o caminho de onde estão armazenados os arquivos nos computadores dos compartilhadores.

Clientes 

Há diversos clientes torrent que você pode usar para transferir e compartilhar seus arquivos. Os mais utilizados hoje em dia são:
Pesquisando torrents

Há diversos sites onde os usuários disponibilizam seus arquivos torrent. Porém, como o número desses serviços é crescente, foi criado outro tipo de serviço: o de pesquisar arquivos nesses sites sem a necessidade de vasculhar um por um. Entre os mais populares estão:

Portanto, agora você já sabe o que tem que fazer: escolher um cliente, um serviço de busca e começar a baixar.

0 comentários:

Postar um comentário