19 de out. de 2013

ENGRENAGENS DE DENTES RETOS

Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagem em serviço, pois é fácil de engatar. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser
cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico.
Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.



Você pode usar a tabela de engrenagens de dentes retos para descobrir o modulo de sua engrenagem, quando você precisar descobrir o modulo de uma engrenagem basta você medir o diâmetro e contar o número de dentes e conferir na tabela qual o modulo de sua engrenagem.


pdf DOWNLOAD TABELA PADRONIZADA



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